Entrevistas

Apenas 30 % tem acesso a um alívio do sofrimento: “É possível mudar o paradigma através da organização dos cuidados”
Catarina Pazes
06 Jun. 2024

Estudos internacionais apontam que o encaminhamento dos doentes para os cuidados paliativos ocorre tardiamente, em média 30 a 60 dias antes do falecimento, impedindo a boa prática dos cuidados paliativos. Além disso, em Portugal, há mais de 100 mil doentes a precisar de cuidados paliativos e apenas 30 % dos doentes graves têm acesso aos cuidados especializados. Em contagem decrescente para o XI Congresso Nacional de Cuidados Paliativos e II Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), que se irá realizar de 10 a 12 de outubro, na Universidade de Aveiro, e cujas inscrições estão já abertas, bem como a submissão de trabalhos, Catarina Pazes, presidente da APCP, conversou com o Jornal Enfermeiro sobre o papel da Associação e os temas do congresso. Leia a entrevista.

"Estamos perante um novo perfil de doente, mais informado e proveniente do digital, que requer uma atenção diferente"
Andreia Costa
06 Jun. 2024

Andreia Costa, enfermeira no AIM Cancer Center e Cancer Health Coach, reflete sobre o primeiro dia de OncoSummit 2024 e como a participação superou as expetativas. A enfermeira oncologista fala da sua experiência perante o novo perfil de doente e a necessidade em adaptar a forma de comunicar. Assista à entrevista.

“O enfermeiro tem um papel muito importante junto da pessoa que está a passar por um processo de doença oncológica”
Andreia Capela
23 maio 2024

Andreia Capela, da ULS Gaia e Espinho e AICSO, integrou o programa do OncoSummit 2024, que decorreu de 10 a 12 de maio, em Lisboa, na sessão intitulada “Cuidados ao longo da Jornada da pessoa que vive com e para além do cancro”, nomeadamente sobre a gestão das náuseas e vómitos em Oncologia, e como o tratamento deve ser estruturado de forma individual. Em entrevista, a especialista reforça também o papel essencial dos enfermeiros no acompanhamento dos doentes oncológicos. “O enfermeiro é um elemento-chave numa equipa de Oncologia; é um elemento determinante”. Assista à entrevista em vídeo.

Qual o papel da Enfermagem nos últimos dias de vida de um doente oncológico?
Sara Sousa
20 maio 2024

“Proporcionar uma morte digna, confortável e promover a qualidade de vida nos últimos dias e horas de vida é o que espero que aconteça a todos nós, porque merecemos.” Quem o afirma é Sara Sousa, enfermeira na ULS da Região de Aveiro, em entrevista, nos Encontros da Primavera, aquando da sua palestra “Intervenções de Enfermagem na pessoa em situação de últimos dias e horas de vida”. A enfermeira destaca ainda a importância de os profissionais de saúde receberam formação para “desenvolver estratégias para lidar com estas situações”. Assista a entrevista.

Dignificação profissional e salarial: o futuro da Enfermagem
Luís Filipe Barreira
20 maio 2024

Eleito bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE) para o mandato 2024/2027, Luís Filipe Barreira conversou com o Jornal Enfermeiro sobre os desafios que a Enfermagem enfrenta e as medidas que pretende levar a cabo nos próximos anos. “O trabalho da Ordem não passa apenas pela regulamentação, mas pela consciencialização do espaço público, onde está o poder político. Seremos sempre parceiros essenciais no sentido de tornar o sistema de saúde mais robusto, mas isso passa também por tornar mais alargado e sólido o papel dos enfermeiros”, salienta.

Anuário

Anuário Enfermeiro 2024

PUB