Atualidade

24 Jan. 2023

O 2.º Congresso Internacional de Enfermagem Especializada, subordinado ao lema: "Desafios à prática Especializada em Enfermagem na contemporaneidade" realiza-se nos dias 2 e 3 de fevereiro no auditório da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha, em Oliveira de Azeméis.

24 Jan. 2023

Lucília Nunes, professora coordenadora principal do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), foi designada pelo Conselho de Ministros no dia 19 de janeiro, para o cargo de vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão consultivo da tutela, que será presidido pelo médico Vítor Ramos. 

24 Jan. 2023

Especialistas de instituições de quatro países (Bangladesh, Finlândia, Portugal e Vietname) estão, durante esta  semana, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), a concluir um manual que orientará a  implementação de um modelo educativo pensado para capacitar estudantes asiáticos de áreas da Saúde para o uso  de tecnologias no acompanhamento à distância de pessoas com doença crónica. 

24 Jan. 2023

A Escola Superior de Enfermagem do Porto organizanos dias 30 e 31 de janeiro, o Simpósio sobre os Desafios Colocados ao Ensino da Enfermagem. Este é um evento que pretende contribuir para a solução do problema da falta de articulação das autonomias das instituições de ensino de enfermagem e da saúde na definição de vagas e clarificação de papéis na estruturação do “ensino clínico”.

12 Jan. 2023

Mais de três mil enfermeiros saíram de Portugal desde o início da pandemia em 2020, sendo a Suíça o principal país de destino para trabalhar, segundo dados da Ordem dos Enfermeiros, que apontam para uma subida da emigração em 2022. Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) sublinha que estes dados demonstram “a continuação da tendência da emigração de enfermeiros, apesar da carência crónica de enfermeiros em Portugal”, ao ponto de se querer contratar estes profissionais “e não haver no mercado”.

11 Jan. 2023

Mais de dois mil enfermeiros promovidos, por concurso, a especialistas entre 2005 e 2010 estão a ver recusada a contagem dos pontos referentes a esse período em sede de avaliação do desempenho. A denúncia é feita pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE), que, através do presidente Pedro Costa, diz ainda que “estes colegas estão a ser ultrapassados por outros que foram promovidos a especialistas pelas alterações legislativas ocorridas em 2019, e que, fruto disso, veem reconhecidos todos os pontos referentes ao período de 2004 a 2019”.

10 Jan. 2023

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai inaugurar, na segunda-feira, dia 16 de janeiro, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Carolina Beatriz Ângelo, que vai abranger cerca de 6.700 utentes. Coordenada pela médica Catarina Monteiro, a nova USF “é formada por uma equipa de 13 profissionais, cinco médicos, cinco enfermeiros, três assistentes técnicos e ainda cinco médicos internos de Medicina Geral e Familiar (MGF)”.

10 Jan. 2023

Está agendado para 27 e 28 de janeiro o VII Encontro Nacional de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, que decorrerá no Auditório Bento Menni da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, em Condeixa-a-Nova.

10 Jan. 2023

A Sociedade Portuguesa de Diabetologia promove, ano após ano, a investigação fundamental e clínica na área da Diabetologia. São atribuídas diversas Bolsas para fomentar a investigação na área da enfermagem, nutrição, do pé diabético, da tecnologia em Diabetes, entre outras. São ainda atribuídas Bolsas para Estágios de Investigação Fundamental e Investigação Clínica e Prémios para artigos publicados no ano transato. Será ainda atribuído o Prémio Nacional de Diabetologia.

10 Jan. 2023

Sindicato dos Enfermeiros (SE) lamenta que a cada dia que passa se acumulem as injustiças na contagem de tempo para efeitos de avaliação de desempenho. “Há instituições que não estão a contar ponto nenhum aos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho, outras não contabilizam um ano inteiro de avaliação aos enfermeiros cujo contrato tem data posterior a 30 de junho”, salienta Pedro Costa, presidente do SE, exigindo, por isso, a intervenção urgente do Ministério da Saúde.

Anuário

Anuário Enfermeiro 2022

PUB