Atualidade

02 Ago. 2021

“Os estudos demonstram que apenas metade dos doentes com doenças crónicas aderem às terapêuticas prescritas o que torna esta questão da adesão à terapêutica um problema de saúde pública (…). Existem, no entanto, poucos estudos que quantifiquem a adesão em dermatologia (…) no que concerne à psoríase, a taxa de adesão à terapêutica tópica e oral rondará os 60% de acordo com avaliações objetivas e de autorrelato por parte dos doentes”.

28 Jul. 2021

A Ordem dos Enfermeiros (OE) defende ser avisado esperar por informação científica mais consistente e “mais robusta” quanto aos benefícios e efeitos a médio e longo prazo acerca da vacinação das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos.

28 Jul. 2021

A Ordem dos Enfermeiros (OE) pretende reunir-se com a tutela. Na sua agenda está a discussão de uma proposta que pretende recuperar a atividade assistencial, enfermeiros com competências alargadas, mais profissionais nos centros de saúde e um enfermeiro de família por utente.

28 Jul. 2021

Por designação da Ordem dos Enfermeiros (OE), enfermeiro Serafim Rebelo foi empossado como membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV).

27 Jul. 2021

A Ordem dos Enfermeiros (OE) fez questão de associar-se à homenagem universal às vítimas de COVID-19 e ao desempenho dos profissionais de saúde, atitude essa louvada publicamente pelo Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH).

26 Jul. 2021

A afirmação é do vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros (OE), que apelou ao reforço das políticas de recrutamento.

23 Jul. 2021

“Nini e Simão – A aventura da alimentação” é título que rima e faz abrir apetites à leitura. Da autoria da enfermeira Ana Catarina Silva, especialista em Enfermagem médico-cirúrgica, o livro, agora lançado, procura valorizar a literacia das crianças em matéria de hábitos alimentares saudáveis.

23 Jul. 2021

“Na infância a prevalência estimada [da dermatite atópica] em Portugal e na maior parte dos países europeus anda à volta dos 20 / 25%, enquanto que na idade adulta essa prevalência já baixa significativamente, estimando-se que fica algures entre os 4 e os 10% (…)”.

16 Jul. 2021

“A psoríase é uma doença muito prevalente, atinge cerca de 2 a 3% da população geral, portanto, é natural que haja muitos doentes e, sendo que a maioria (…) tem formas ligeiras, é natural que a Medicina Geral e Familiar tenha um papel importante no seguimento e no tratamento. Em relação aos doentes a referenciar, desde logo se houver dúvidas no diagnóstico, é importante referenciar (…)”.

13 Jul. 2021

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, considera que informar bem as pessoas é a melhor forma de as levar a vacinarem-se contra a COVID-19, em vez de as obrigar.

Anuário

Anuário Enfermeiro 2021

PUB