Redação Jornal Enfermeiro

Redação Jornal Enfermeiro

Daniela Ferreira site 3b4e9Joaquim Moita site 5660fO sono é o terceiro pilar para uma vida saudável, a par da alimentação e do exercício regular, mas é desvalorizado. O alerta é da Associação Portuguesa de Sono, pelas palavras de dois elementos da direção: Daniela Ferreira, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, e Joaquim Moita, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Advogam, neste cenário, que os enfermeiros têm um papel primordial na identificação precoce destas patologias.

De acordo com um estudo realizado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), o número de enfermeiros a trabalhar em saúde mental é extremamente baixo face aos padrões europeus, fixados pela Organização de Saúde (OMS).

A Misericórdia de Vila Verde inaugura na sexta-feira, no seu hospital, duas unidades de cuidados continuados, com um total de 50 camas, 17 das quais serão destinadas aos cuidados paliativos, informou hoje o provedor.

A Universidade do Porto está a realizar um inquérito nacional sobre os hábitos alimentares e atividade física dos portugueses, com a duração de um ano, que servirá de suporte a novas políticas nutricionais e de saúde pública.

A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) alerta para o défice de transplantações em Portugal, pois apesar de no ano passado ter havido um aumento no número de transplantes, ainda não se recuperou a quebra registada entre 2011 e 2012.

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com o SAMS, vai disponibilizar uma pós-graduação em Dor, destinada a todos os profissionais de saúde que pretendam adquirir uma formação interdisciplinar específica neste âmbito.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) acrescentou às medidas de prevenção contra o vírus Zika a utilização de preservativo em relações sexuais, durante seis meses no caso de homens infetados ou durante 28 dias caso não existam sintomas.

A infeção pelo HIV está a aumentar na Europa a preocupado com este fenómeno o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos vai distribuir preservativos na cidade de Lisboa no dia 12 de fevereiro, e assim assinalar o Dia Internacional do Preservativo.

Melhorar unidades de saúde primários e requalificar serviços de urgência hospitalar é o objetivo do novo concurso aberto no âmbito do programa operacional regional Norte 2020 que disponibiliza agora 25 milhões de euros às entidades públicas da região.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) abriu uma nova enfermaria de Medicina Interna na unidade Hospitalar de Torres Novas, com capacidade para 26 camas, um reforço que pretende alargar a Tomar, anunciou ontema instituição.

Pág. 1 de 68