Atualidade

Doenças raras e crónicas: os enfermeiros como garante da continuidade dos cuidados

sexta, 16 outubro 2020 08:09

A mais-valia dos enfermeiros na construção de uma relação de proximidade com os doentes e na promoção da continuidade dos cuidados foi a conclusão que emergiu das duas salas em que se desdobrou o debate sobre doenças raras e esclerose múltipla no Workshop Virtual Enfermeiros, “Razão vs Emoção – A Procura do Equilíbrio”, promovido pela Sanofi Genzyme.

Doenças raras: o papel do enfermeiro e o peso da emoção na relação com o doente

sexta, 16 outubro 2020 08:02

As doenças raras estiveram em foco numa das suas sessões que decorreram em paralelo no âmbito do Workshop Virtual Enfermeiros, tendo sempre como denominador comum a dialética razão versus emoção. E a conclusão transversal às diversas intervenções aponta para o peso significativo que a emoção tem no tratamento dos doentes com estas patologias, em particular na relação de proximidade que o enfermeiro estabelece com os próprios e com as famílias.

Esclerose Múltipla e Covid-19: os desafios para a terapêutica vistos pela enfermagem

sexta, 16 outubro 2020 07:55

Qual a relação entre as terapêuticas utilizadas em doentes com esclerose múltipla e o atual contexto de pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2? Esta foi uma questão que esteve em foco na sessão dedicada à doença no Workshop “Razão vs Emoção – A Procura do Equilíbrio”. E uma das conclusões que emergiu prende-se com o papel central do enfermeiro na promoção da literacia do doente e da adesão à terapêutica.

Esclerose Múltipla: a perspetiva da Neurologia e a da Psicologia

sexta, 16 outubro 2020 07:46

Na sala virtual de Esclerose Múltipla foram apresentadas duas perspetivas, relativamente à reabilitação física em doentes com esta patologia, bem como à prática da Psicologia e neurocognição no seguimento destes doentes.