Opinião

A História da Enfermagem em Portugal – Como era, como é

A História da Enfermagem em Portugal – Como era, como éA primeira referência ao enfermeiro aparece no ano de 1268, num documento associado à Ordem de Avis (Carvalho, 2016). Ao longo da Idade Média em Portugal, os cuidados prestados nos conventos, mosteiros ou instituições hospitalares anexas, foram baseados na Regra de São Bento, em que a ajuda era dirigida a todos. Com o aparecimento das confrarias, associadas a instituições hospitalares, consolidou-se o caminho para a construção de uma rede assistencial em Portugal.

Ler mais ...

Diálogo de uma vida

Bruno Costa 100 82943Palavras. São elas que se apoderam de nós em muitos momentos. São elas que nos ultrapassam, que nos espelham o interior. São palavras que salvam, que curam, melhor que a ciência. Mas o que será desses conjuntos de letras se não existir nenhum pensamento prévio?

Ler mais ...

O direito a morrer com dignidade

Emilia Fradique 100 d3b85A autonomia da pessoa é hoje aceite, como um principio ético basilar. A pessoa, na sua vulnerabilidade de doença crónica, deve ter o direito à liberdade humana, de poder decidir sobre si; um exercício de cidadania.

Ler mais ...

Vacinação: a melhor arma contra a gripe

Vacinação: a melhor arma contra a gripeApesar de a gripe ser de evolução benigna, subjaz a esta doença uma elevada taxa de morbilidade e mortalidade.

 

Ler mais ...
Pág. 1 de 7