Atualidade

03 Dez. 2020

A pandemia de COVID-19 trouxe consigo uma necessidade de readaptação e um foco em soluções, que foram transversais a todo o setor da saúde. Para analisar boas práticas que possam auxiliar o trabalho das equipas de Enfermagem neste contexto, a Abbvie, em conjunto com a APEDerma (Associação Portuguesa de Enfermeiros em Dermatologia), organizou o webinar “COVID-19: um “vírus” na Dermatologia? – Desafios e oportunidades na prática clínica”, uma sessão dedicada à classe dos enfermeiros. Assista ao vídeo com os melhores momento do webinar.

03 Dez. 2020

A pandemia de COVID-19 trouxe consigo uma necessidade de readaptação e um foco em soluções, que foram transversais a todo o setor da saúde. Para analisar boas práticas que possam auxiliar o trabalho das equipas de Enfermagem neste contexto, a Abbvie, em conjunto com a APEDerma (Associação Portuguesa de Enfermeiros em Dermatologia), organizou o webinar “COVID-19: um “vírus” na Dermatologia? – Desafios e oportunidades na prática clínica”, uma sessão dedicada à classe dos enfermeiros.

16 Out. 2020

A mais-valia dos enfermeiros na construção de uma relação de proximidade com os doentes e na promoção da continuidade dos cuidados foi a conclusão que emergiu das duas salas em que se desdobrou o debate sobre doenças raras e esclerose múltipla no Workshop Virtual Enfermeiros, “Razão vs Emoção – A Procura do Equilíbrio”, promovido pela Sanofi Genzyme.

16 Out. 2020

As doenças raras estiveram em foco numa das suas sessões que decorreram em paralelo no âmbito do Workshop Virtual Enfermeiros, tendo sempre como denominador comum a dialética razão versus emoção. E a conclusão transversal às diversas intervenções aponta para o peso significativo que a emoção tem no tratamento dos doentes com estas patologias, em particular na relação de proximidade que o enfermeiro estabelece com os próprios e com as famílias.

16 Out. 2020

Qual a relação entre as terapêuticas utilizadas em doentes com esclerose múltipla e o atual contexto de pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2? Esta foi uma questão que esteve em foco na sessão dedicada à doença no Workshop “Razão vs Emoção – A Procura do Equilíbrio”. E uma das conclusões que emergiu prende-se com o papel central do enfermeiro na promoção da literacia do doente e da adesão à terapêutica.

16 Out. 2020

Na sala virtual de Esclerose Múltipla foram apresentadas duas perspetivas, relativamente à reabilitação física em doentes com esta patologia, bem como à prática da Psicologia e neurocognição no seguimento destes doentes.

 

16 Out. 2020

“Razão vs Emoção – A Procura do Equilíbrio” foi o tema do Workshop Virtual para Enfermeiros, organizado pela Sanofi Genzyme, e que decorreu no dia 26 de setembro em formato exclusivamente online. O evento desdobrou-se em duas sessões, uma focada nas doenças raras e outra na esclerose múltipla, com a sessão de abertura a ser protagonizada pela Medical Lead da Unidade de Cuidados Especializados da Sanofi, Filipa Lupi, que partilhou os últimos desenvolvimentos em matéria de investigação científica e clínica, quer no contexto daquelas patologias, quer no âmbito da Covid-19.

12 maio 2020

A todos os profissionais que estão na linha da frente e de investigação.

12 maio 2020

O Hospital de Dia Pneumológico, integrado no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Polo Hospital Pulido Valente, procura, através da sua equipa multidisciplinar, dar uma resposta assistencial eficaz e eficiente ao doente respiratório crónico.

12 maio 2020

Considerando o estado de pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde e a rápida evolução/disseminação da infeção causada pelo agente coronavírus SARS-CoV2 (COVID-19), é muito importante que a pessoa com Diabetes mantenha bons hábitos alimentares e se mantenha ativa, de forma a controlar a sua glicémia e uma boa compensação da sua patologia. Uma descompensação da Diabetes condiciona a uma maior suscetibilidade à patologia infeciosa, bem como quadros de maior gravidade e prognóstico menos favorável.

Anuário

Anuário Enfermeiro 2019

PUB